Home » » Sonae Distribuição Brasil: Monitoramento contínuo gera redução de custos

Sonae Distribuição Brasil: Monitoramento contínuo gera redução de custos

Written By Tech Solutions on sexta-feira, 20 de abril de 2012 | 10:49



A Sonae Distribuição Brasil (SDB), uma das maiores e mais diversificadas redes de supermercado do Brasil, precisa monitorar de perto as épocas de giro de mercadorias, os períodos para pagamento a fornecedores e as taxas de juros pós-fixadas para manter a rentabilidade.


A equipe interna de auditoria da SDB desenvolveu um aplicativo ACL inovador que reduziu pela metade os estoques parados e proporcionou à empresa uma economia de mais de R$ 6 milhões. Com o ACL™, a SDB tem como obter dados completos de todas as lojas em menos duas horas, além de monitorar continuamente os estoques parados.

“Como resultado de um monitoramento contínuo de dados com o ACL, melhoramos as taxas de giro de mercadoria, reduzimos os prazos de pagamento aos fornecedores e economizamos milhões de dólares para
a empresa. Essas questões são essenciais para qualquer atividade varejista.
Fornecendo as soluções a esses itens, a tecnologia ACL garantiu uma vantagem competitiva à nossa empresa.” José Dimas Gonçalves - Diretor Financeiro da Sonae Distribuição Brasil
No setor varejista, a rentabilidade está diretamente associada ao giro do estoque. As mercadorias que ficam
paradas, em vez de comercializadas, transferidas ou compradas, podem gerar perdas significativas devido
a volumes de estoque altos e margens de lucro pequenas.

A equipe de auditoria da SDB precisava avaliar e identificar as mercadorias paradas para minimizar a obsolescência e aumentar as receitas. O foco de preocupação da equipe estava em três áreas específicas: taxas de giro de mercadorias, prazos de pagamento aos fornecedores e operações de crédito a taxas de juros pós-fixadas. Além disso, a empresa buscava uma solução que pudesse monitorar os estoques de várias lojas e sistemas de todas as diversas empresas do grupo.

Solução:
Liderada pelo auditor sênior da SDB Vladimir Mendes Queiroz, a equipe de auditoria criou um aplicativo
ACL que destaca imediatamente os estoques parados em qualquer operação varejista ou atacadista da
empresa. O aplicativo pode ser personalizado para identificar as mercadorias por tipo, região, produto
e uma ampla gama de outras variáveis.

Com esse aplicativo ACL inovador, a empresa reduziu o estoque parado em mais de R$6 milhões
(US $2.15 milhões) em apenas quatro meses, o que representa uma redução de 48 por cento.
A SDB implementou o aplicativo como uma ferramenta de monitoramento contínuo, dando à equipe de auditoria interna uma visão sem precedentes do negócio, além de produzir uma redução de custos significativa todo mês.

Agora os auditores da SDB podem monitorar com facilidade e eficiência estoques parados, giros de mercadoria e taxas pós-fixadas. Em menos de duas horas, os auditores podem gerar informações detalhadas sobre mercadorias, transações comerciais e totais de estoques de todas as lojas do grupo.
Os relatórios dão condições ao gerenciamento de ajustar esforços de pedidos e vendas, como também de acompanhar rapidamente as demandas do mercado.

“A utilização da tecnologia ACL na Sonae Distribuição representa um divisor de águas nos avanços de produtividade na divisão de auditoria interna”, afirma Antonio Edson Maciel dos Santos, Gerente de Auditoria Interna da SDB. “Agora os nossos auditores podem analisar 100 por cento dos dados em vez de apenas uma amostra aleatória.”

Resultados:
A Sonae Distribuição Brasil aplicou a tecnologia ACL a um dos seus principais desafios organizacionais com resultados dramáticos. Com o ACL, a SDB foi capaz de:

  • Reduzir os estoques parados em mais de R6 milhões (US $2.15 milhões) em apenas quatro meses,ou seja, uma redução de 48 por cento
  • Liberar espaços de armazenamento valiosos por meio de giros de produto mais ágeis, reduzindo os custos totais de armazenamento
  • Analisar 100 por cento do estoque na loja em todos os estabelecimentos de varejo e de atacado da SDB
  • Examinar todos os registros de operações de movimento, entre eles, vendas, transferências e compras para qualquer período comercial desejado
  • Gerar informações detalhadas sobre todo o estoque parado em qualquer loja da SDB em apenas 90 minutos
Tenha você também muito sucesso para contar. Traga sua empresa para a IT-Tech Solutions!

Fonte: ACL Sucess Stories
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 
Tech Solutions: Brasília: Ed. Multiempresarial SRTV SUL Qd 701 Bl O, Sala 885,Cep: 70340-000 -(61)3224-9874/(61)3202-9874 - contato@it-tech.com.br - São Paulo:Rua Francisco Marengo 1663,Tatuapé - Cep: 03313-001