Home » » Planilhas: uma ferramenta de alto risco para análise de dados

Planilhas: uma ferramenta de alto risco para análise de dados

Written By Tech Solutions on quinta-feira, 19 de abril de 2012 | 16:34




Quando a planilha eletrônica foi introduzida no mundo dos negócios no final dos anos 70, início dos anos 80, o seu sucesso foi praticamente imediato. a praticidade, a versatilidade e a eficiência das planilhas se mostraram um forte atrativo, e, de forma questionável, ajudaram a consolidar a ampla utilização de computadores pessoais no cenário dos negócios.



Hoje as planilhas eletrônicas são onipresentes e têm motivos para isso. Elas se tornaram uma ferramenta indispensável para quem trabalha com cálculos e modelamento financeiros.

Um artigo recente na AccountingWEB.com, que cita uma pesquisa com executivos da área financeira, revelou que 92 por cento de todas as empresas públicas usam planilha nas principais atividades contábeis. As utilizações variam desde às entradas de contabilidade de receita à programação, alocação e redistribuição de receita. 
O artigo afirma que as planilhas são amplamente utilizadas porque várias tarefas essenciais na elaboração de relatórios e reconhecimento de receitas ainda não são totalmente automatizadas em sistemas financeiros e ERP.
Elas podem ser aplicadas a uma infinidade de áreas, entre elas, a preparação de orçamentos, inventários, modelamento financeiro e a entrada de dados de informações financeiras e relatórios.
Paradoxalmente, o que torna as planilhas tão atrativas está na raiz de suas falhas.
As organizações precisam equilibrar a facilidade de uso, a flexibilidade e o baixo custo na aquisição das planilhas, com as suas falhas de utilização em um contexto de nível corporativo.
Estas falhas podem ser classificadas em três áreas principais:
  • Falta de integridade de dados – os valores podem ser alterados deliberadamente ou acidentalmente
  • Tendência a erros – erros na entrada, lógica, interfaces de dados e utilização
  • Não está em sintonia com os sistemas de TI padrão para aplicações essenciais – documentação, testes e controle de versão
Está claro que as falhas das planilhas podem levar a um questionamento da qualidade dos dados produzidos. Dados com qualidade inferior resultam em relatórios imprecisos e processos decisórios equivocados. Portanto, a confiança nas planilhas para aplicações financeiramente relevantes resulta em um nível inaceitável em termos de riscos comerciais e normas reguladoras.
Os dados importados ou copiados para uma planilha podem ser modificados, alterados ou convertidos inadvertidamente. Estes riscos são basicamente acidentais por natureza, apesar de inúmeros casos existirem por conta de fraudes instauradas devido à manipulação maliciosa das planilhas.

Em tempos de muita pressão para resultados eficientes, manter a integridade das informações é algo hoje indispensável para qualquer processo.
Conceitos precisam ser mudados e a busca por soluções inteligentes é eminente.
Nós podemos ajudar sua empresa/governo a encontrar o modelo certo para sua necessidade.

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 
Tech Solutions: Brasília: Ed. Multiempresarial SRTV SUL Qd 701 Bl O, Sala 885,Cep: 70340-000 -(61)3224-9874/(61)3202-9874 - contato@it-tech.com.br - São Paulo:Rua Francisco Marengo 1663,Tatuapé - Cep: 03313-001