Home » » Fundação CESP - Gerenciamento de riscos com análises de dados completas

Fundação CESP - Gerenciamento de riscos com análises de dados completas

Written By Tech Solutions on sexta-feira, 20 de abril de 2012 | 10:08


Sediada em São Paulo, a Fundação CESP (FCESP), uma das maiores instituições fechadas de previdência social do Brasil, administra planos de previdência e saúde para os colaboradores das grandes empresas do setor de energia elétrica do estado.




Recentemente, a divisão de auditoria interna implementou um projeto para analisar a folha de pagamento de beneficiários e identificar erros, fraudes, acessos não autorizados ao sistema, arquivos imprecisos e outros problemas. Com o ACL, os auditores da FCESP implementaram a monitoração de auditoria contínua para reduzir sérios riscos comerciais e aplicar análises de dados poderosos à sua programação de auditoria.
Um aplicativo da ACL desenvolvido pelo auditor de sistemas Ariel de Paula Tasso permitiu que a FCESP investigasse o sistema de folha de pagamento para participantes de planos de previdência social complementares. Esse sistema representa uma das maiores áreas de risco da organização.

O projeto também testou arquivos de dados de funcionários, bem como arquivos de dependentes, para detectar conexões suspeitas com contas de beneficiários e arquivos de crédito a fim de identificar acessos de contas não autorizados.

Além disso, o ACL permitiu que o auditor de sistemas processasse, pesquisasse e examinasse arquivos de dados históricos. Quando ocorre uma fusão ou uma divisão em empresas energéticas, ou quando os funcionários são transferidos para uma empresa nova com o mesmo programa de benefícios, a organização responsável pela contribuição e os detalhes dos arquivos devem ser ajustados apropriadamente.

Portanto, à medida que os arquivos de pagamento antigos transmitidos ao banco são examinados, o ACL pode pesquisar e localizar automaticamente a situação correta do beneficiário no banco de dados em tempo hábil. E o que é mais importante, a equipe de auditoria pode executar uma monitoração de dados contínua, o que permite a implementação de uma metodologia preventiva contra fraudes e acessos não autorizados ao sistema.
“O ACL simplifica o trabalho da auditoria interna no sentido de assegurar que todos os arquivos do sistema estão precisos, completos e atualizados”, diz Carlos Henrique Pecorino, gerente da divisão de auditoria interna.


RESULTADOS

O ACL se transformou em uma ferramenta de negócios essencial para a FCESP. Com o ACL, a equipe de auditoria interna pode:

  • Analisar os arquivos de participantes e de pagamentos a fim de garantir precisão e integridade
  • Identificar falhas no processo de pagamento e transação, entre elas, conformidade com as normas do sindicato e transferências entre a FCESP e o banco pagador do beneficiário
  • Identificar contas ativas incompatíveis com os registros do sistema previdenciário da FCESP
  • Apontar fraudes, acessos não autorizados a arquivos de funcionários e outros riscos comerciais onerosos
  • Combinar e fazer a referência cruzada de arquivos de dados históricos para assegurar a precisão
  • Realizar uma monitoração de auditoria contínua e ajustar os scripts automatizados conforme o programa de auditoria interna


Permita que sua empresa também conte uma história de sucesso! Venha para a IT-Tech Solutions e leve a solução para o seu negócio.

Fonte: ACL Sucess Stories
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 
Tech Solutions: Brasília: Ed. Multiempresarial SRTV SUL Qd 701 Bl O, Sala 885,Cep: 70340-000 -(61)3224-9874/(61)3202-9874 - contato@it-tech.com.br - São Paulo:Rua Francisco Marengo 1663,Tatuapé - Cep: 03313-001